Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais - CEPUR

O Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Planejamento e Práticas Urbanas e Regionais (CEPUR), liderado pela professora Dra. Sarah Lúcia Alves França, foi criado em 2018.

Vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tem a finalidade de discutir, analisar e intervir nos diferentes aspectos conceituais, metodológicos e empíricos da dinâmica de produção e de reestruturação do espaço urbano e metropolitano nos municípios sergipanos, a partir da análise de seus processos sociais, espaciais, ambientais, habitacionais, legislativos e político-institucionais.

A produção acadêmica decorrente desses estudos resultou em artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais e suas publicações em anais, além de capítulos de livros e livro, servindo de estímulo à pesquisa e à formação no âmbito da graduação.

As atividades desenvolvidas estão voltadas para elaboração de estudos, projetos e ações urbanas e regionais, de fundamental importância para compreensão da problemática e, principalmente da atuação da universidade junto à gestão pública e à sociedade. Atualmente, conta com docentes dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil (DEC), discentes (graduação) e pesquisadores externos à universidade.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Contatos do grupo: cepur.ufs@gmail.com instagram @cepur.ufs