Estágio supervisionado obrigatório

ORIENTAÇÕES ESPECIFICAS PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
As normas específicas do Estágio Supervisionado Obrigatório para o curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo estão estabelecidas na Resolução 151/2010/CONEPE. É recomendada a leitura desta resolução, assim como a Lei Federal 11.788 de 25/09/2008 e a Resolução n° 10/2018/CONEPE.

Para iniciar o processo do Estágio Supervisionado Obrigatório o discente deve procurar um profissional autônomo/liberal ou uma empresa que atuam nas área de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia CIvil. Essa empresa deve ter como o responsável técnico um engenheiro civil ou arquiteto (devidamente registrado no CREA ou CAU, respectivamente). Com esta etapa concluída, o discente deve verificar com a Coordenação de Estágio se
a empresa em que ele irá realizar o estágio está devidamente cadastrada no sistema da UFS.

Empresa sem o cadastro no sistema

Quando a empresa não possui cadastrado no sistema da Universidade Federal de Sergipe, o discente deve informar a empresa que é necessário fazer esse cadastro, para que o Estágio tenha o devido aproveitamento
acadêmico. Para cadastrar a empresa no sistema o discente deverá encaminhar os seguintes documentos:

• Ficha de cadastro da empresa**;
  • Cópia da carteira de identidade (frente e verso) do responsável legal da empresa (concedente de estágio);
  • Quando a concedente de estágio for profissional autônomo/liberal, deve ser enviada cópia da Carteira de Registro no Conselho Profissional – CAU ou CREA (Frente e verso);

*Todos os arquivos devem ser encaminhados primeiramente para o supervisor pedagógico. Com o aval do supervisor pedagógico, o discente deverá encaminhar para o e-mail: dauestagio@gmail.com. Os arquivos
devem estar legíveis e em formato de pdf.
**A Ficha de cadastro das Instituições está disponível para Download no site/DAU.

Empresa cadastrada no sistema

Quando a empresa já está cadastrada no sistema da Universidade Federal de Sergipe, o discente deverá preencher e encaminhar a ficha do Plano e Cronograma de atividades do estagiário para seu supervisor pedagógico de estágio.

Após o supervisor pedagógico de estágio obrigatório conferir as informações, o discente deverá encaminhar este documento para a coordenação de estágios do DAU, para o e-mail: dauestagio@gmail.com, o qual fará o cadastro das informações no SIGAA/UFS.

O Termo de Compromisso do Estágio é um documento gerado após o cadastro das informações no sistema, que deverá ser assinado eletronicamente por todas as partes envolvidas, sendo elas: UNIVERSIDADE: Pró-Reitor de Extensão da UFS; EMPRESA OU PROFISSIONAL LIBERAL: Representante da Concedente de Estágio; SUPERVISOR PEDAGÓGICO: professor orientador pedagógico; ESTAGIÁRIO: discente.

Importante: O estagiário (discente) somente poderá iniciar as suas atividades de estágio a partir das assinaturas eletrônicas do Termo de Compromisso do Estágio Obrigatório, por todas as partes envolvidas. Portanto, para definir a data de início do estágio deverá ser considerado um prazo mínimo para a geração e assinatura do Termo de Estágio Obrigatório de 10 dias a partir da entrega ao Coordenador de estágio de todos os documentos supracitados para preenchimento do Termo de Estágio Obrigatório.

O discente deverá cumprir uma carga horária de 180 horas de estágio até o final do seu estágio obrigatório, sendo a carga horária semanal de no máximo 30 horas, não ultrapassando 6 horas de estágio por dia. Além disso,
o discente não poderá realizar mais de 40 horas semanais (somando a carga horária de aulas na UFS com a carga horária de estágio obrigatório). O sábado é considerado dia letivo, assim este dia pode ser utilizado para
estagiar, assim como o turno em que esteja matriculado na disciplina ARQUI0067 – Estágio Supervisionado.

No final do estágio obrigatório o discente deverá produzir um relatório, que deverá ser entregue ao supervisor pedagógico para avaliação. Ademais, o discente deverá realizar uma apresentação oral do seu relatório final de
estágio obrigatório para uma banca composta por 2 (dois) docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS.

1. ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

2. FICHA DE CADASTRO DAS INSTITUIÇÕES